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quinta-feira, 26 de março de 2015

Saúde/Nutrição-Você sabia que...

"Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, tem que arranjar tempo para cuidar da doença." (Lair Ribeiro)
  Hoje eu vou deixar no ar algumas informações que eu acho importante para a nossa qualidade de vida e que diz respeito à alimentação. As minhas pesquisas foram baseadas essencialmente numa pessoa fantástica que se chama Dr. Lair ribeiro. Se pesquisar no youtube por esse nome, vai encontrar montes de vídeos. Uns mais longos, em que aborda vários temas, outros mais curtos sobre temas específicos. 
Eu adoro ouvi-lo porque para além de ter o currículo que tem, é uma pessoa simples, de linguagem acessível e que explica as coisas muito bem! Deixo aqui uma breve descrição sobre ele, (em baixo) Deixo também uns videos, 2 dos quais são de pequena duração, e o último maior. Vejam pelo menos os dois primeiros ;) 


Você sabia que:
*O abacate baixa o colesterol, a gordura nele contida é benéfica porque contém ómega 9, assim como o *azeite virgem, prensado a frio, e de preferência numa garrafa escura com 0,5 no máximo de acidez. O abacate é também benéfico para prevenir alzheimer, e é anti inflamatório.
O azeite deve ser consumido cru, em saladas, ou há até quem tome mesmo assim...
Utilizado em frituras, só uma vez! Não guarde esse azeite para voltar a usar!  

* O limão contrariamente ao que se pensa, não tem acidez. É alcalino, e rico em minerais!

*Banha de porco, a melhor gordura para cozinhar! Mil vezes melhor do que o óleo vegetal!
Outra gordura saudável é óleo de coco. Muito bom para cozinhar!

Chã verde: Anti cancerígeno. A bebida mais consumida no mundo ;)

Cacau: O melhor anti-oxidante! O chocolate amargo ;) 


Alimentos mais saudáveis:
1º Leite materno
2º ovo
Pois é, segundo o Dr. Lair ribeiro, desafia qualquer médico que lhe prove o contrário. Ele come 5 a 6 ovos por dia. Começa com 3 ovos cozidos ao pequeno almoço com azeite e canela. Tem 68 anos (não parece) e nunca usou óculos nem lentes. 
Ele explica que o ovo (não frito em oleo) é excelente para a saúde. A gema do ovo contém ácidos graxos essenciais, carotenóides antioxidantes (luteína e zeaxantina), proteína de alta qualidade e colina, excelentes para a visão. Então, o ovo deve ser incluído na dieta, pois além de ser nutritivo e saudável, tem baixo custo.

5 ingredientes que faltam no corpo:

cálcio,  Se você precisar de cálcio, tenha em atenção as seguintes informações:
O cálcio não deve ser tomado sozinho. Deve ser tomado juntamente com vitamina D e magnésio.
Se tomar só o cálcio, ele vai depositar-se nas artérias, o que é mau, mas se tomar com a vitamina D que ajuda o corpo a absorver o cálcio, e o magnésio que o segura nos ossos, assim sim. Combinação perfeita!
Podemos encontrar cálcio nos legumes verdes, pois o leite, hoje em dia, cada vez mais a ser posto em causa devido a todas as transformações pelas quais ele passa até chegar até nós. 
Cálcio: Legumes como brócolos, couve, couve flor, repolho, alface...
Vitamina D: Apanhar sol durante 20 mn 4 a 5 dias por semana seria o ideal! ( o melhor anti câncer)
-Peixes e frutos do mar, como o salmão, o carapau ou os mariscos.
Magnésio: Nozes e sementes secas fornecem mais magnésio do que as torradas. Sementes de abóbora, girassol, amêndoas, castanhas, amendoim, pistácios, soja, nozes.
Outra forma de encontrar é na farmácia um suplemento com os três nutrientes juntos: Cálcio, vitamina D e magnésio.
Outro nutriente que falta no corpo é o ómega 3:
O ómega 3 é facilmente encontrado nos peixes, mas a sua maior concentração está na pele dos peixes e, por isso, esta não deve ser retirada. Para garantir a presença do ómega 3 é importante que o alimento não seja confeccionado em altas temperaturas, nem seja frito.
Também encontra nos brócolos, espinafre, rúcula, azeite, óleo de linhaça, semente de linhaça e chia.
Iodo: (para evitar problemas de tiroide) pode encontrar em marisco, nas algas marinha (pode encontrar em lojas de produtos naturais), morangos, ameixas, feijão verde.
A evitar o sal refinado!
Abraço ;)

Quem é o Dr. Lair Ribeiro?
  Dr. Lair Ribeiro, médico cardiologista/nutrólogo, autor de 35 (15 best sellers) livros, 25 dos quais são traduzidos para outros idiomas e disponíveis em mais de 40 países, na área de auto-conhecimento e 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas. O Dr. Lair Ribeiro teve a oportunidade de viver 17 anos nos EUA e trabalhar em três universidades americanas – Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Além disso, foi diretor médico da Merck Sharp & Dohme e diretor executivo, chegando a vice-presidente, da Ciba Corporation (hoje Novartis). Ele hoje trabalha em vários países da América do Sul, Central, do Norte e na Europa ministrando conferências e Workshops sobre desenvolvimento pessoal/profissional e faz também cursos para médicos na área de antienvelhecimento e modulação hormonal bioidêntica.

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